Há alguns dias atrás ouvi uma declaração de Lula é que era necessário uma nova utopia.
Aquilo me incomodou, mas foi algo que acredito que seja essencial para qualquer reflexão contemporânea.
Lula, sindicalista, falava em 1978 que a utopia dele era que todos comessem três vezes ao dia, tivessem um carro na garagem de sua casa, que todos fossem para a escola, tivessem acesso ao hospital e, claro, tivessem emprego. Era mais ou menos o que tinham os metalúrgicos daquela época.
Passado quase 40 anos percebe-se que aquela utopia, que pareceria simples a um militante de esquerda na época, que queria uma outra sociedade distinta, está superada.
Foram gerados mais de 20 milhões de empregos formais, o programa Minha Casa Minha Vida atingiu mais de 3,5 milhões de casas afora o SFH que atingiu outros milhões, a produção automobilística mais do que duplicou no Brasil, houve ampliação do atendimento no SUS e na educação, sobretudo em nível superior e técnico médio, houve ampliação grande da rede pública e da rede privada. Não está tudo uma maravilha, mas digamos que o que o líder metalúrgico que virou presidente afirmou como meta está contemplada ou estará em poucos anos. Estamos entre as 6 maiores economias do planeta e somos desiguais ainda. Porém, aquela utopia de Lula será atingida em prazo médio de tempo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgDpI98xWBtmZr37gbF2kjZoItCTsXaxJbc-IR-X_9SKW3rD0iR8gJgo_nq_3JISWs-YI_Fg_COn-Nqn5Mtrx4kOSptjPR_2qVmecD0b3DG9i6BiCuARfvJnvEzEhUkfF7vWOkY-PZ3Pj0/s400/2015-06-21+00.41.55-1.jpg)
Parece que precisamos de mais desafios. Qual é o país que desejamos para os próximos 30 anos? O que queremos para nossos filhos e netos? Qual economia será aquela encontrada aqui? E o desenvolvimento social e cultural queremos? E corporativamente falando, o que será dos futuros idosos? rs
A utopia é necessária para termos vontade de viver, lutar e brigar por direitos e por uma sociedade melhor. E aproveitando momentos de crise, é necessário a felicidade e a racionalidade para perseguirmos metas que podem ser tão sóbrias e profundas quanto as de Lula ou outras, até mais sofisticadas ou elaboradas...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj4okNP-tQBNFXhYhTi9HBWn-hYEpSczczA-rxlsq-r9TrJ1fL9gdz7w0xMTwxue-g8vI_3nQ0lOg_ZQ5BhsgAWBBp2iRYjHqFiFMH7rZnfM2X6TZbqURbE0mS_esCJZHxiNZpgprZxfy8/s320/WP_20150628_13_24_51_Pro__highres.jpg)
Assim, acredito que o prefeito Haddad tenha em suas visões de futuro vislumbrado uma cidade mais verde, com transporte público, de massas, com mais verde e mais igualitária. É um desafio, uma utopia. Uma utopia possível, que precisamos desdobrar nacionalmente. Afinal, demos muitos passos à frente e não estamos mais no mesmo lugar do pernambucano...
Nenhum comentário:
Postar um comentário